Foto Manuela Bertol

SóFridas

Companhia Trip Teatro // Rio do Sul.SC

sexta, 09.mar.2018

20h

Se essa bolsa fosse uma mulher, que mulher ela seria? Romântica? Independente? Sonhadora? Engraçada? Louca?

 

Através das bolsas e dos objetos você vai conhecer várias mulheres que talvez estejam, estiveram ou estarão, algum dia, escondidas dentro de cada uma de nós.

O Flautista de Hamelin

Companhia Trip Teatro // Rio do Sul.SC

sábado, 10.mar.2018

16h

Dois artistas medievais chegam sem aviso juntos de sua pequena carroça, que aos poucos se transforma na cidade de Hamelin para contar a clássica história do Flautista que livra a cidade de uma peste de ratos e sobre a importância de cumprir os tratos feitos. Esse espetáculo é resultado de uma parceria com a companhia espanhola "Los Titiriteros de Binéfar" e foi patrocinado pela Funarte (MinC) através do prêmio Edital Myriam Muniz (2007).

Foto Vitória Fernandes

Praga de Mãe

Companhia Arte e Cultura Circula-Dô // Lages.SC

domingo, 11.mar.2018

16h

O Capitão João Redondo morre de ciúmes de sua mãe, Quitéria. Em defesa da “honra da família”, é capaz de fazer aquilo que nenhum filho deveria se atrever a fazer, mas ele faz e agora terá de enfrentar a Praga de Mãe.

Benjamin, Filho da Felicidade

Companhia Cobaia Cênica // Rio do Sul.SC

sábado, 17.mar.2018

20h

Benjamim, filho da felicidade leva à cena muitos sentimentos e os caminhos que os misturam às transformações que passamos. Um monólogo composto de sonhos, desafios, objetivos e detalhes que compõem e determinam a vida. É uma história contada através do encontro entre ator e público. Uma história de encontros.

Foto Vitória Fernandes

Historinhas com Bonecos de Pano

Grupo Menestrel Faze-Dô // Lages.SC

domingo, 18.mar.2018

16h

O espetáculo oferece contação de lendas de Lages e da Região Sul por meio de animação de bonecos de pano. Negrinho do Pastoreio, inspirada na Obra de João Simões Lopes Neto; São João Maria, Lenda e Profecia (adaptação da Literatura Oral sobre religiosidade cabocla na Região Serrana Catarinense); e A Serpente do Tanque, adaptação da Literatura Oral das Lendas de Lages SC.

El Titiritero de Banfield

Sergio Mercurio // Argentina

sábado, 24.mar.2018

20h

O espetáculo encanta pelo desenvolvimento e naturalidade de seus personagens e pelas histórias narradas. Mercurio lança mão de sua capacidade de improvisação para garantir ao público boas gargalhadas. Em síntese, o espetáculo é uma divertida crônica de Banfield, de seus personagens mais pitorescos, que, pelas mãos de Mercurio compartilham com o público seu olhar, suas tristezas e seus sonhos.

En Camino

Sergio Mercurio // Argentina

domingo, 25.mar.2018

20h

En camino é o segundo espetáculo de bonecos de Sergio Mercurio e pode ser considerado uma continuação do universo apresentado em El Titiritero de Banfield. En Camino coloca em cena as situações e os personagens com os quais um jovem se encontra enquanto está viajando. É também um ‘convite a uma viagem’. 

O Incrível Ladrão de Calcinhas

Companhia Trip Teatro // Rio do Sul.SC

sábado, 31.mar.2018

20h

O escritório do Detetive Bill Flecha é procurado por Srta. Velda, uma "mulher-fatal" que tem sua "peça íntima" roubada e pagará qualquer quantia para tê-la de volta. O que parecia um crime banal dá origem a uma série de outros crimes violentos, onde todos são suspeitos até que se prove o contrário, ou até que seus corpos sejam encontrados em algum beco escuro.

Foto Manuela Bertol

// abril

O Sonho de Natanael

Cirquinho do Revirado // Criciúma.SC

domingo, 01.abr.2018

16h

O sonho de Natanael conta a história de um menino pobre, engraxate, que sonha em mudar de vida e principalmente em ter uma escola. Todos esses sonhos saem de dentro de um baú. O espetáculo é conduzido por dois contadores, que usam objetos para ilustrar a história. A sonoplastia e as músicas são feitas todas ao vivo, trazendo cantigas de roda, cirandas, toadas, e muitas brincadeiras que fazem parte do imaginário coletivo. 

imPERFEIÇÃO

Companhia Cobaia Cênica // Rio do Sul.SC

sábado, 07.abr.2018

20h

Luísa é uma bailarina decadente que, em um momento crucial de sua existência, relembra sua vida buscando justificar suas decisões. Obstinada, sempre ultrapassou todos os limites para alcançar seu principal objetivo: a perfeição. Essa busca incansável traz sucesso e glamour, mas também solidão. Entre lembranças e devaneios, a personagem busca respostas para uma pergunta que não ousa fazer: depois de tudo, o que realmente importa?

O Lobo é Inocente

Cia. Alma Livre // Jaraguá do Sul.SC

domingo, 08.abr.2018

16h

O lobo, tragicamente conhecido como lobo mau, é inocente! Assim diz a sua avó loba que acompanhou toda a história desse neto amado. Segundo ela, o culpado foi o açúcar... Mas o que tem a ver o açúcar com a prisão do lobo mau? As autoridades querem desvendar esse mistério. O que terá realmente acontecido? Será o lobo bom ou mau? E se for bom, teríamos sido enganados todos esses anos?

O Velho Lobo do Mar

Companhia Trip Teatro // Rio do Sul.SC

sexta, 13.abr.2018

15h

Perdido em uma ilha esquecida em algum lugar do Atlântico, seja subindo em um coqueiro atrás de alimento, tentando convencer uma minhoca a ir para o anzol, em busca de um tesouro ou até mesmo fazendo amizade com uma baleia, Charlie mostrará a todos que para tudo na vida há uma saída e que por isso ele é conhecido pelos Sete Mares como "O Velho Lobo do Mar".

Foto Manuela Bertol

Um Rio de Memória e Gente

Dionisos Teatro // Joinville.SC

sábado, 14.abr.2018

20h

Todo mundo tem um rio, uma pedra grande, uma casa de madeira, guardados na memória. Um lugar só seu, um lugar mágico. Às vezes não é um lugar, mas uma pessoa: um tio, uma avó, ou até um bichano. São os nossos amuletos de memórias quentes. O ator e músico Vinícius Ferreira se propõe a dar vida a esse universo que permeia as lembranças que nos aquecem. 

Lá na Lua

Dionisos Teatro // Joinville.SC

domingo, 15.abr.2018

16h

Fui pra lua e levei... Um violão? Um cavalo? Um carrinho de picolé? Em “Lá na Lua” a gente pode levar o que quiser, é só se deixar envolver pelas canções e histórias que compõem este espetáculo. Inspirado em lendas sobre a lua, com histórias e canções próprias e com uma pitada de brincadeira, a Dionisos convida as crianças e seus adultos a participarem desta serenata para nossa divertida e misteriosa Lua. 

Flashes da Vida

Cia. Mútua // Itajaí.SC

sábado, 21.abr.2018

20h

Como reagir frente a uma porta trancada, a um carro enguiçado ou a um chiclete grudento? Quem nunca culpou o juiz pela derrota de seu time? Espetáculo solo e sem texto que usa a mímica de forma extremamente cômica para mostrar situações comuns. Alguns adereços, onomatopeias e exíguo cenário auxiliam as cenas deste trabalho embasado na ação física, no equilíbrio-desequilibrado do clown, no improviso do jogo cênico e na relação com a plateia.

domingo, 22.abr.2018

16h

Tudo se inicia quando brinquedos destruídos e desprezados são jogados no lixo dentro de uma caixa. O espetáculo poderia terminar assim, mas os atores, inconformados, resolvem interferir na história, dando vida a um dos brinquedos: o palhaço. A frágil figura parte em busca de alguém que salve seus companheiros de infortúnio e abandono, mas a esperança vai sendo minada pela dureza da metrópole. 

Luisa

Cia. Experimentus // Itajaí.SC

sábado, 28.abr.2018

20h

Agustín voltou.


Luisa narra o seu reencontro com esse homem que, após doze anos de espera, volta de repente em uma noite para explicar-se. O universo de Luisa e o universo de Agustín se entrelaçam, em uma história que mistura fatos, memórias e imaginação. As lembranças, reais ou criadas, compõem uma trama tecida e destecida pelo tempo, pelo amor e pela espera.

// maio

Dois Amores e Um Bicho

Cia. Experimentus // Itajaí.SC

sábado, 05.mai.2018

20h

Uma bomba explode em uma escola, um pai de família mata seu cachorro a pontapés por considerá-lo homossexual, misteriosas mortes de animais acontecem em um jardim zoológico. Em seu habitat, a família Estefano está às voltas com estes acontecimentos brutais do passado e do presente. Em um jogo perverso, eles encenam e reencenam incidentes que melhor seria se ficassem esquecidos. 

 
 

O Menino do Dedo Verde

Cia. Experimentus // Itajaí.SC

domingo, 06.mai.2018

16h

Na cinzenta cidade de Mirapólvora mora um menino a quem todos chamam de Tistu. Dizem por todos os cantos que ele não é como as outras crianças. Numa de suas aulas de jardinagem ele descobriu ter um dom mais que especial: um polegar verde capaz de fazer brotar plantas nos lugares mais improváveis. Desde esse dia, a vida em Mirapólvora nunca mais foi a mesma...

 

V. A História Dela

Marcus Bauermann // Rio do Sul.SC

sábado, 12.mai.2018

20h

V. a história dela se apropria de fatos inusitados, mas totalmente verídicos, para mostrar como a vagina foi tratada ao longo dos anos. Para se ter uma ideia, durante séculos a vagina era tratada como o bem mais precioso e poderoso da humanidade. Do sacro ao profano, passando pelo reino animal e ainda dando um pulinho no front, na medicina, na literatura e em algumas coisinhas mais, V. a história dela é pura cultura.

Fadas

Essaé Cia. // Joinville.SC

domingo, 13.mai.2018

16h

Fadas livremente inspirado no conto “As Fadas” de Charles Perrault, conta a história de uma menina que é recompensada com um dom de expelir pedras preciosas e diamantes através de suas doces palavras. O espetáculo fala de julgamentos, escolhas, sonhos e as dificuldades que podemos encontrar ao longo dos caminhos. Apropriando-se da linguagem do teatro de objetos, Fadas apresenta um pouco do sonho de cada um.

Nós

Estudo Coreográfico // dança // Rio do Sul.SC

sábado, 19.mai.2018

20h

Partindo de reflexões sobre a liberdade (ou a ausência dela), é acima de tudo um espetáculo de experimentação e aprendizado no campo da dança e da performance. Os corpos femininos são protagonistas na condução da narrativa, construída de forma colaborativa, com base na memória de cada intérprete e em pesquisas e entrevistas realizadas com várias mulheres. Retrata em cena o arquétipo feminino e as teias de relações que o cercam. O poder de comunicação e expressão é amplificado por meio de recursos visuais como o vídeo e a fotografia.

O Princípio do Espanto

Morpheus Teatro // São Paulo.SP

domingo, 20.mai.2018

20h

Um boneco pensa conduzir os objetos e a vida à sua frente, mas nada sabe sobre o que está por detrás de si mesmo, nada sabe sobre o homem que é responsável por seu mais simples movimento. Um homem crê controlar o boneco que construiu, mas compartilha com este a ignorância do que está por detrás de si próprio. Criador e criatura em uma relação sem palavras.